domingo, 27 de julho de 2014

ATIVIDADE 1 FILOSOFIA MEDIEVAL

Palestra
Santo Agostinho X São Tomás de Aquino: contribuições do cristianismo para a filosofia

MARINA LINS - AGÊNCIA UFRJ DE NOTÍCIAS - PRAIA VERMELHA
agn2pv@reitoria.ufrj.br
 As filosofias de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino foram confrontadas nessa quinta (29/10) na palestra "Filosofia para todos", ministrada pelo professor-doutor Reuber Gerbassi Scofano, da Faculdade de Educação da UFRJ. Penúltimo encontro de uma série de oito, abordou a contribuição do cristianismo para a filosofia, principalmente no campo da ética.
A linha de pensamento de Santo Agostinho girava em torno de dualismos, herança de Platão e dos maniqueístas orientais. Bem e mal, corpo e espírito eram totalmente separados. O filósofo condenava os pecados da carne e alegava que a fé era o essencial para a vida. Segundo Scofano, seguia uma lógica “primeiro eu creio, depois explico”.
São Tomás de Aquino ia na contramão de Santo Agostinho, colocando a razão em primeiro lugar. Tentava até mesmo explicar a fé por meios racionais, alegando que podia provar a existência de Deus. Argumentava que tudo está em movimento e todo movimento é causado por alguém; desse modo, é preciso que haja uma causa inicial, um “primeiro motor”, como chamava. Além disso, constatou que é preciso que haja um Deus para que o universo esteja em tão perfeita harmonia.
Logo no início, Scofano destacou a importância de se falar em Jesus Cristo como filósofo. Esse primeiro momento do cristianismo, com caráter profético, deixou contribuições essenciais para o que conhecemos como ética. Cristo pregava a igualdade, a solidariedade, valorizava a simplicidade. O professor chegou mesmo a afirmar, ancorado em nomes como Leonardo Boff, que “as primeiras comunidades cristãs são experiências fortes de comunismo”.
A educação brasileira tem bases claras no cristianismo, já que os primeiros educadores do país foram os jesuítas. Até o início do século XX, a escola trabalhava com a mesma dualidade de Santo Agostinho, menosprezando o corpo e valorizando apenas a mente. São Tomás de Aquino também deixou sua contribuição ao instaurar a razão como uma das principais bases da filosofia.  

20 comentários:

  1. Santo Agostinho e São Tomás de Aquino tinham opiniões contrárias onde Santo Agostinho praticava o dualismo e São Tomás de Aquino, acreditava que Deus tornava o universo perfeito. O texto também fala da influência do Cristianismo na formação dos valores éticos.
    Giovana Rodrigues Reis - 1M2

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  3. As Diferentes linhas de pensamentos de Santo Agostinho e São Tomas de Aquino mostra que mesmo os dois pensando de formas diferentes , eles acreditavam que existiam um ser superior . O professor também disse da importância de se falar em Jesus, mesmo que a ideia de ele ser um ser superior não seja aceita por todas as religiões ,ninguém pode negar que Jesus foi um nobre ser humano q pregava em sua filosofia a igualdade , solidariedade e respeito . Leandro Silva 1M2 Leonardo Da Vinci

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  4. São Tomás de Aquino defendia a escolástica, por outro lado, Santo Agostinho defende a patristíca, mesmo com opiniões diferentes ambos acreditavam que um ser superior existia e com tudo Deus é a causa primeira de todas as coisas. Aquino criou as "cinco vias" para provas a existência de Deus, que acreditam que pregava em sua filosofia a igualdade, solidariedade e respeito. Um ser perfeito !
    Nathália Valadão - 1M2

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  5. De acordo com o estudo do texto acima o pensamento de Santo Agostinho girava em torno de dualismos: bem e mal, corpo e espírito, que eram totalmente separados. A fé estava em primeiro lugar. São Tomás de Aquino tinha o pensamento contrario ao de Santo Agostinho, colocando a razão em primeiro lugar. Tentava até mesmo explicar a fé por meios racionais. Ele dizia que tudo está em movimento e todo movimento é causado por alguém.
    Matheus Felipe de Lima
    Colégio Da Vinci
    Turma: 1M1

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  7. Como foi abordado na palestra as teorias do cristianismo de Santo Agostinho e São Tomas de Aquino contribuíram muito para o ramo da filosofia na parte da ética. Os dois cristãos pensavam muito diferente um do outro. Agostinho acreditava que ter fé era essencial, que não era necessária uma explicação antes de ter fé. Para Aquino tinha que ter uma "explicação" ou seja pra ele a razão era o mais importante, ele explica a existência de Deus pelo fato de tudo ser causado por algo ou alguém, então teria que existir um "primeiro motor" uma pessoa que causou tudo isso ( o mundo) e essa pessoa segundo São Tomas seria Deus. Jesus antes de tudo foi um filosofo e foi através dele, das coisas que ele pregava, como igualdade, humildade, bondade, que foi possível se conhecer a ética.
    Julia Tolentino Melo Morais 1M2

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  8. São Tomás e Santo Agostinho de Aquino tinham diferentes opiniões. Santo Agostinho praticava o dualismo ”bem e mal, corpo e espírito, que eram totalmente separados”, e São Tomás de Aquino, colocando a razão em primeiro lugar e acreditava que Deus tornava o universo melhor. Mesmo com os pensamentos diferentes eles acreditavam num ser superior.
    Rodrigo Estanislau 1M1.

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  9. Na palestra "Filosofia para todas"foi confrontado ideais de dois filósofos. Santo Agostinho e São Tomas de Aquino.Agostinho tinha como pensamento o dualismo,onde tudo se opõem ,a vida,a morte,o bem e o mal. Ja Aquino tinha os pensamentos contrários aos de Agostinho, ele acredita que a razão era primordial,acreditava que a fé poderia ser explicada pela razão.
    Matheus Rodrigues Braga _1M1

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  10. Santo Agostinho e São Tomás de Aquino tinham opiniões contrárias, mas acreditavam que existia um ser superior (DEUS). Santo Agostinho praticava o dualismo ”bem e mal, corpo e espírito, que eram totalmente separados” e colocando a fé em primeiro lugar, já São Tomás de Aquino colocava a razao em primeiro lugar e acreditava que Deus tornava o universo melhor
    Géslei Antônio de Castro Júnior _ 1M1

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  11. O texto fala da influência do Cristianismo na formação dos valores éticos , e fala também sobre as idéias contrarias entre Santo Agostinho e São Tomás de Aquino , Santo Agostinho defendia a patrística e São Tomás de Aquino defendia a escolástica. Tiago Amâncio-1M1

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  12. Santo Agostinho e São Tomás de Aquino foram, respectivamente, os maiores pensadores da Patrística e da Escolástica. Santo Agostinho valeu-se da filosofia de Platão, enquanto Santo Tomás de Aquino da de Aristóteles. Com isso, cada qual, em sua época, pode influenciar não só a religião católica como muitos pensadores cristãos que lhes sucederam.Santo Agostinho dizia que alma e corpo são distintos, mas não soube explicar como a alma se liga ao corpo.O texto também fala sobre a influência do cristianismo na base da educação brasileira.
    Matheus Tobias - 1M1

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  13. Tanto Santo Agostinho como Santo Tomás de Aquino afirmam que Deus, sendo eterno, transcendente, todo bondade e todo sabedoria, criou a matéria do nada e, depois, tudo o que existe no universo. Para Santo Agostinho, as idéias ou formas estavam no Espírito de Deus. Santo Tomás de Aquino acrescenta a noção dos universais em seus raciocínios. Dizia que Deus é a causa da matéria e dos universais. Além disso, Deus está continuamente criando o mundo ao unir universais e matéria para produzir novos objetos.
    João Victor Fortunato 1M1

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  14. São Tomás de Aquino defendia a escolástica, por outro lado, Santo Agostinho defende a patristíca, mesmo com opiniões diferentes ambos acreditavam que um ser superior existia e com tudo Deus é a causa primeira de todas as coisas. Aquino criou as "cinco vias" para provas a existência de Deus, que acreditam que pregava em sua filosofia a igualdade, solidariedade e respeito. Um ser perfeito !
    Licais Ferrão - 1M1

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  15. Todos sabemos que as filosofias de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino são constantemente confrontadas, e dificilmente chegarão em uma só resposta. Há quem concorde com Santo Agostinho, o representante da Patrística e que "cristianizou" Platão. Sua linha de pensamento girava em torno de DUALISMOS como por exemplo, bem e mal, corpo e espirito… Ele dizia que a fé era essencial para a vida e que os opostos eram totalmente separados. Diferentemente de Santo Agostinho, São Tomás de Aquino veio para colocar a razão em primeiro lugar e sua maior preocupação foi provar a existência de Deus. Para isso, ele desenvolveu as "cinco vias": 1. Deus é o primeiro motor móvel; 2. Deus é origem eterna de todos os seres; 3. Deus é a essência e os seres são contingência; 4. Deus é perfeito, os seres são perfectíveis; 5. Deus é a inteligência que ordena o universo. Ele sistematizou o problema a partir do mundo sensível, ou seja, o mundo perceptível pelos sentidos. Quatro dessas vias são baseadas em Aristóteles, ja a outra, em Platão. Por esse motivo, além de outros, dizem que Santo Agostinho "cristianizou" o pensamento de Platão enquanto São Tomás de Aquino "cristianizou" o de Aristóteles.
    Enfim, acredito que cada pessoa tenha seus motivos para acreditar em um, ou em outro, e por querer convencer a todos de que sua opinião é a certa, acabam se confrontando.
    Victória Schacht, 1M1, Colegio Leonardo Da Vinci.

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  16. De acordo com o texto acima Santo Agostinho e São Tomás de Aquino tinham opiniões contrárias onde Santo Agostinho girava em tordo de dualismos ou seja: bem e mal, corpo e espírito e São Tomás de Aquino, acreditava que Deus tornava o universo melhor.
    Santo Agostinho dizia que alma e corpo são distintos, mas não soube explicar como a alma se liga ao corpo.
    O texto também retrata o cristianismo,fala a respeito de Cristo que pregava a igualdade, a solidariedade e valorizava também a simplicidade!!
    Felipe Castro Di Donato, 1M1, Colégio Leonardo Da Vinci.

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  17. Santo Agostinho falava sobre o dualismo e alegava que a fé era essencial para a vida, usava a lógica "eu creio, depois eu existo".
    São Tomás era o contrário de Santo Agostinho colocando a razão em primeiro lugar, todo movimento é causado por alguém e que é preciso que haja um Deus. Escolas brasileiras trabalhavam o cristianismo com base nos primeiros educadores.
    Letícia Barbosa - 1M2

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  18. Santo Agostinho e São Tomás haviam pensamentos completamente diferentes, em que o de Santo Agostinho girava em torno do dualismo o qual foi uma herança deixada por Platão e pelos maniqueístas orientais, que era: bem e mal, corpo e espírito, e para ele a fé era o essencial para a vida. Já São Tomás tinha em sua tese a razão vindo em primeiro lugar, para São Tomás ele poderia explicar a fé através dos racionais e podia provar a existência de Deus. Seu pensamento também consistia em que tudo estava em movimento e para isso deveria haver um 'primeiro motor' e para que o universo esteja em harmonia precisa-se de um Deus. E no texto também fala que Cristo pregava a igualdade,a solidariedade e a simplicidade.
    Gabriel Alves, 1M1, Colégio Leonardo da Vinci

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  19. Santo Agostinho e São Tomás haviam pensamentos completamente diferentes, em que o de Santo Agostinho girava em torno do dualismo o qual foi uma herança deixada por Platão e pelos maniqueístas orientais, que era: bem e mal, corpo e espírito, e para ele a fé era o essencial para a vida. Já São Tomás tinha em sua tese a razão vindo em primeiro lugar, para São Tomás ele poderia explicar a fé através dos racionais e podia provar a existência de Deus. Seu pensamento também consistia em que tudo estava em movimento e para isso deveria haver um 'primeiro motor' e para que o universo esteja em harmonia precisa-se de um Deus. E no texto também fala que Cristo pregava a igualdade,a solidariedade e a simplicidade.
    Gabriel Alves, 1M1, Colégio Leonardo da Vinci

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  20. Para Agostinho a filosofia era a busca da felicidade e essa, para ele, era uma ”indagação da condição humana em busca da beatitude” (PESSANHA, 1980 p.XIII).Porém Agostinho não encontrou na filosofia helênica esta beatitude e sim nas Sagradas Escrituras de Paulo de Tarso, é daí que surge o seu esforço de unir a razão à fé. A primazia entre fé e razão, uma sobre a outra não fica clara em Agostinho e existem diversos debates sobre o assunto.
    Já Tomás de Aquino, não acreditava em um mundo das idéias e sob influência do naturalismo aristotélico defenderá a existência de um mundo real, material. Esse mundo seria a criação divina – esta é uma das questões que surge ao seu tempo, a criação. Ele aponta a apreensão do divino através da verdade da razão que não pode ser negada pela verdade revelada da fé, ambas precisam ser idênticas, do contrário a fé ou a razão não foram adequadamente empreendidas. A teologia e a filosofia não se opõem. Fé e razão estão unidas em um único sentido: a perfeição, ou seja, o conhecimento de Deus. Para Tomás de Aquino a verdade e o conhecimento também são alcançados através de um mestre interior, porém, não há a intervenção de uma luz divina para que se dê o conhecimento, ele já existe como potencialidade no interior do ser e cabe a este descobri-lo através do aprendizado, do estudo, da educação religiosa, da pedagogia.
    Otavio Sousa, 1M1, Colegio Leonardo Da Vinci

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