domingo, 27 de julho de 2014

MAX WEBER - INTRODUÇÃO




















24 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O método adotado por Max Weber, na tentativa de estudo e e entendimento da sociedade, tem um valor muito importante no contexto principalmente da sociologia. Ao utilizar-se de um método Histórico e Compreensivo,Weber estuda as particularidades da sociedade ao longo da história, tendo como objeto de estudo a ação social. Ação social para Max Weber é uma conduta humana dotada de sentido. Além de possuirem uma conduta, as ações sociais sao classificadas em tipos ideais, sendo esses a ação Tradicional, Afetiva ou Racional(subdividida em racional de valores e racional de fins. Por fim, é importante dizer que Maz Weber era Anti-positivista, e portanto não considera a sociedades organismos vivos. ao investigador cabe a função de estudar a sociedade, tentando ser o mais neutro e objetivo possível, já que para Weber neutralidade e objetividade são relativos. Esse breve comentário retrata meu entendimento as respeito dos slides acima e sobretudo sobre meu conhecimento adquirido em sala de aula a respeito desse assunto.
    Laura Santana
    Colégio Da Vinci
    Turma 1M1

    ResponderExcluir
  4. Max Weber foi um pensador antipositivista que influenciou-se intelectualmente por Kant e Hegel e inspirou-se em Karl Marx. Seus primeiros textos acadêmicos tinham como assunto principal a história econômica e do direito. Max Weber centralizou a tensão do indivíduo diante a sociedade e dedicou-se às origens e a natureza do capitalismo. Podemos diferenciar Fato Social de Ação Social com base no texto. Fato Social apresenta a coercitividade, exterioridade e generalidade, por outro lado, a Ação Social apresenta motivação, interesse e sentido coletivo.
    Giovana Rodrigues Reis - 1M2

    ResponderExcluir
  5. Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros . Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais. Leandro Silva 1M2 Leonardo Da Vinci

    ResponderExcluir
  6. De acordo com o estudo, para Max Weber a sociologia não deve se preocupar com os conceitos coletivos da sociedade, mas sim com a ação do indivíduo diante da sociedade. Ou seja, se preocupa com a ação social: que é conduta humana dotada de sentido. A sociedade é o produto das diferentes formas de racionalidade humana e não é superior aos indivíduos. Ao contrario, as normas sociais só se concretizam quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação. Além disso, esses slides são muito interessantes, pois explicam como cada sujeito age perante a sociedade tanto na Ação Social que diz que o indivíduo faz algo em função da conduta do outro indivíduo quanto na Ação Reflexiva que não pode ser comparada a ação social, pois falta ao indivíduo o interesse de praticá-la, é que também deve ter suas próprias escolhas perante a sociedade quanto à forma política quanto na forma econômica de sua sociedade.
    Matheus Felipe de Lima
    Colégio Da Vinci
    Turma: 1M1

    ResponderExcluir
  7. Influenciado por Kant, Weber foi um pensador antipositivista . Seus primeiros textos tinham como abordagem a história econômica e do direito.Dedicou-se às origens e a natureza do capitalismo. Fato Social: apresenta a coercitividade, exterioridade e generalidade, em contra partida ,Ação Social apresenta motivação, interesse e sentido coletivo. Em um conjunto de ações socias, Weber compreendia a sociedade, que apenas existe em contato com a comunicação.
    Nathália Valadão - 1M2

    ResponderExcluir
  8. Max Weber foi um importante sociólogo, antipositivista, que acreditava que a sociedade é o resultado produzido por diferentes homens durante um longo período de tempo, Max não analisava a sociedade por inteiro e sim a tensão de cada indivíduo sobre ela. Preocupava com o o futuro de seu país e influenciado por Karl Max dedicou seu tempo para estudar o capitalismo. Tinha como principal estudo as ações sociais, caracterizando-as e dividindo elas, ele achava que a religião católica tradicional da época atrapalhava o desenvolvimento econômico de países, devido ao fato delas condenarem os lucros.
    Julia Tolentino Melo Morais 1m2

    ResponderExcluir
  9. Maximilian Karl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber. A esposa de Max Weber, Marianne Weber, biógrafa do marido, foi uma das alunas pioneiras na universidade alemã e integrava grupos feministas de seu tempo.
    É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Começou sua carreira acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim e, posteriormente, trabalhou na Universidade de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique. Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
    Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalização e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista. Mas seus estudos também deram contribuição importante para a economia.
    Eloy Viana
    Leonardo da Vinci / 1M1

    ResponderExcluir
  10. Tendo tomado uma vertente diferente dos pensadores de sua época,Max Weber utiliza conhecimentos científicos e filosóficos prévios alemães como os de Kant e Marx,relacionando-os.Weber tem como objeto de estudo a ação social,isto é,uma conduta humana dotada de sentido(conduta,sentido e intenção).A ação social divide-se em:tradicional,afetiva,racional de valores e racional de fins;sendo modelos teóricos que buscam entender e classificar as motivações do seres humanos.No entanto,há também na procura do entendimento da sociedade,a classificação de dominação social.Sendo tácita,classifica-se em tradicional,carismática e racional-legal.Além disso,em mundo que a razão é tão valorizada,pode-se usa-la para organizar a sociedade,não sendo esta um "organismo vivo" como pressupõe Durkheim em suas abras.Mas como reconhecia Weber,neste mundo cheio de ilusões,desejos e frustrações(como disse Nietzsche) ou onde recalcamos tanto (S.Freud),ou seja,um mundo em que a complexidade está longe de ser pífia,a neutralidade e objetividade de um sociólogo são relativas.
    Rene Naimeg.
    1M1

    ResponderExcluir
  11. Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais reciprocamente referidas. Ele define como objeto da sociologia a ação social. Para ele ação social é qualquer ação que o individuo pratica orientando-se por outros. Toda vez que se estabelecer uma relação significativa teremos relações sociais.
    Weber afirma que há diferentes tipos de ação social: Tradicional: Determinada por um costume. Efetiva: Determinada por afetos. Racional com relação a valores: Determinada por uma crença considerada importante. Racional com relação a fins: Determinada pelo cálculo que estabelece fins.
    Weber define ainda um tipo ideal onde o sociólogo deve colocar-se no lugar do outro, do agente analisado, buscando razões para entender a conduta do outro.
    Matheus Tobias
    1M1

    ResponderExcluir
  12. Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais reciprocamente referidas. Ele define como objeto da sociologia a ação social. Para ele ação social é qualquer ação que o individuo pratica orientando-se por outros. Toda vez que se estabelecer uma relação significativa teremos relações sociais.
    Weber afirma que há diferentes tipos de ação social: Tradicional: Determinada por um costume. Efetiva: Determinada por afetos. Racional com relação a valores: Determinada por uma crença considerada importante. Racional com relação a fins: Determinada pelo cálculo que estabelece fins.
    Weber define ainda um tipo ideal onde o sociólogo deve colocar-se no lugar do outro, do agente analisado, buscando razões para entender a conduta do outro.
    Matheus Tobias
    1M1

    ResponderExcluir
  13. Quem foi

    Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia.

    Nascimento

    Max Weber nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha) em 21 de abril de 1864..

    Morte

    Max Weber morreu na cidade de Munique (Alemanha) em 14 de junho de 1920.

    Principais realizações

    - Estudos nos campos da economia, sociologia política, religião e administração pública.

    - Prestou consultoria aos negociadores da Alemanha no Tratado de Versalhes.

    Prestou consultoria à comissão que redigiu a Constituição de Weimar.

    Principais obras

    A Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903)
    Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921)
    Estudos de Metodologia (1922)
    Política como vocação

    João Victor Fortunato 1M1

    ResponderExcluir
  14. Max Weber, pensador antipositivista, procurava por meio de seus estudos entender a sociedade. Para Weber a sociologia deveria estudar a ação de cada indivíduo na sociedade, isto é, ação social, que para ele é uma ação dotada de sentido. As ações sociais sao divididas em Ação Tradicional, Afetiva ou Racional. Weber então tenta ser imparcial e objetivo em seu estudo social.
    Heitor Ribeiro Moreira
    1M1

    ResponderExcluir
  15. Max Weber foi um pensador anti-positivista, acreditava que o indivíduo constrói o sentido de suas ações subjetivamente. Ele rejeitou os "conceitos coletivos", seu objetivo era a ação social. As ações das pessoas deveriam ter sentido e era influenciado pelo seu tempo, lugar e origem social.
    Letícia Barbosa Marques- 1M2

    ResponderExcluir
  16. Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros . Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
    Licais Ferrão - 1M1

    ResponderExcluir
  17. Max Weber foi um sociólogo alemão anti positivista e historiador,tinha como principais 'inspirações' Kal Marx e Kant.Weber foi considerado um dos maiores fundadores da sociologia moderna do seculo dezenove ao lado de Marx e Durkheim. Weber tinha como pressuposto que a religião católica atrasava o desenvolvimento econômico de países que o praticassem,já o a religião protestante se indentificava com a produção de riquezas. Uma de suas principais obras foi: A Ética Protestante e o espírito do capitalismo. O pai de Weber era um politica, mas Weber náo seguiu essa carreira. Infelizmente Weber morreu de pneumonia em 14 de junho de 1920, deixando para traz vários seguidores como o sociólogo francês Raymond Aron e o brasileiro José Guilherme Merquior. Sarah Caixeta - 1M2

    ResponderExcluir
  18. Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.

    Rafael Peres - 1M2

    ResponderExcluir
  19. Max Weber (1864-1920) influenciado pelos escritos de Karl Marx e pelo idealismo alemão (Kant e Hegel) é uns dos fundadores da sociologia moderna além de sua influência estar presente também na filosofia, direito, administração, entre outros. Anti-positivista, afirmava: "Sociedades não são organismos vivos, mas sim o produto das diferentes formas de racionalidade produzida pelos homens ao longo da história"; é importante dizer que seu objeto de investigação é a ação social, ou seja, a conduta dotada de sentido; assim a teoria weberiana ganhou significado e especificidade. Para haver uma relação social, o sentido da ação deve ser compartilhado, de forma harmônica ou não, e essas poderiam ser: Tradicionais: como sempre se fez; Emocionais ou Afetivas: estado emocional imediato; e Razão ou Racional: cálculo, antecipação. Claramente, Max Weber, na tentativa de estudo e entendimento da sociedade, foi um grande pensador e seu método tem uma importância gigantesca (principalmente) no contexto da sociologia.
    Conhecimentos adquiridos em sala de aula e a respeito dos slides acima.
    Victória Schacht, 1M1, Colégio Leonardo Da Vinci.

    ResponderExcluir
  20. Max Weber mostra suas ideias fundamentais sobre o capitalismo e a racionalização
    do homem em sociedade. Origem de tal Capitalismo que faz do homem um ser virtual e alienadorperante a sociedade que o transforma com as ações sociais.Principais realizações:estudos nos campos da economia, sociologia política, religião e administração pública.Prestou consultoria aos negociadores da Alemanha no Tratado de Versalhes.Prestou consultoria à comissão que redigiu a Constituição de Weimar. Millene - 1M1 Colégio Leonardo Da Vinci

    ResponderExcluir
  21. Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública e economia.Max Weber foi um pensador anti-positivista, acreditava que o indivíduo constrói o sentido de suas ações subjetivamente.
    Géslei Antônio de Castro Júnior - 1M1 Colégio Leonardo Da Vinci

    ResponderExcluir
  22. Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia.

    Seu objetivo e compreensão, interpretação, e explicação; Intenções de implicações das orientações religiosas e conduta, e conduta econômica do homem, o desenvolvimento do capitalismo .Representou a sociologia jurídica.
    Ele consiste na idéia que as ações são vivências humanas de sentido múltiplos
    Fundador da sociedade alemã de sociologia. Defendeu ante a burocracia, liberdade a educação
    Leis de desenvolvimento das sociedades, entre o meio urbano e o agrário.
    Reivindicava a contra a autonomia
    Democracia, feudalismo, capitalista
    Otavio Sousa 1M1 Leonardo Da Vinci

    ResponderExcluir
  23. Anti-positivista o sociólogo Max Weber foi influenciado por Karl Marx e por Kant. Max Weber foi um dos fundadores da sociologia moderna e sua influência esta contida na filosofia, direito, administração e economia. Sua base principal de estudos era a ação social a qual existe apenas quando um indivíduo estabelece algum tipo de comunicação a partir de suas ações com os demais indivíduos. Com seus estudos sobre a sociedade Max Weber foi muito importante para a sociologia!
    Gabriel Alves, 1M1, Colégio Leonardo da Vinci

    ResponderExcluir
  24. Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros .
    Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública e economia.
    Rodrigo Estanislau 1M1~.

    ResponderExcluir