quinta-feira, 24 de julho de 2014

CONTRATUALISTAS - SOBERANIA, LEGITIMIDADE E DIREITOS HUMANOS



Quando a imprensa grande atribuiu a Vladmir Putin a frase "soberania é mais importante que direitos humanos", ocorreu um alvoroço geral, principalmente entre as pudicas senhoras. A referência imediata é a explosão do avião da Malaysian Airlines, supostamente abatido por rebeldes ucranianos pró-Russia. Colocando a questão dos conceitos e princípios apontados na fala de Putin em relação de importância e subordinação, diríamos que, para a Filosofia Política atual, direitos humanos sobrepõe-se à soberania. Isso porque, desde pelo menos a Carta da ONU (Declaração Universal dos Direitos do Homem), que é uma declaração de intenções fundada em valores humanísticos sob o choque do genocídio perpetrado pelo nazismo, a pauta dos Direitos Humanos tem sido o horizonte e o norte das decisões políticas nos Estados ditos democráticos. Basta observar a Constituição Brasileira, e a Convenção dos Direitos Humanos de Porto Rico, por exemplo. A soberania, essa está em xeque, ao menos do ponto de vista de suas origens e tradição, como poder maior do Estado, autonomia e independência. De um lado, a decadência e o fim da URSS, projetando uma Rússia atravessada por máfias e burocracias decadentes; de outro lado, a União Europeia sob desconfiança do Reino Unido e a Europa capitaneada, ainda e mais uma vez, pela Alemanha, algoz da crise econômica. Soberania em xeque por separatismos dos mais diversos matizes, além do recrudescimento do nacionalismo xenófobo e fascista. Se a soberania sobrepõe-se aos direitos humanos, como quer fazer crer Bush, quero dizer, Clinton, ahãm, Putin, ou melhor, Obama, fica uma questão a ser respondida pelo império: os democratas norte-americanos continuarão apoiando o massacre dos palestinos em Gaza? Até quando?  

20 comentários:

  1. Por mais que algumas pessoas achem absurda essa afirmação de que a soberania é mais importante que os direitos humanos, eu acho que é verdade, temos exemplo disso constantemente, como essa guerra na faixa de Gaza, citada no texto, pois vemos que o poder sobre uma região é mais importante que a vida das pessoas que estão lutando nessa guerra e das pessoas que vivem nas áreas atacadas e que geralmente morrem pedindo pela paz mesmo sem ter culpa alguma sobre esses conflitos. Além disso, vemos um jogo de poder que não é necessário, pois os EUA apoiam essa disputa mesmo sem ter nada a ver com a situação.
    Luciano Fonseca e Alves - 2M1

    ResponderExcluir
  2. Estamos rodeados de falsos moralistas que fingem horror só em pensar em tal afirmação, mas na prática, as coisas são um pouco diferentes. Em qualquer mídia estão os sinais (ou provas) de que o poder há muito sobrepujou os valores da humanidade e só não consegue ver isso, quem não quer. Muitas são as desculpas para essas ações dos países influentes e imperialistas, mas embora claras, é mais fácil para nós, que não somos afetados diretamente por esses conflitos (ou pelo menos achamos que não), cobrirmos os olhos e darmos as costas para essa realidade. A busca desenfreada pelo poder, não importam os meios para alcançá-lo, estão quase infincadas no ser humano e somente ele tem poder para inverter esses valores. O principal problema é: nós realmente queremos que isso mude? Ações não estão sendo realizadas para contradizer essas afirmações.

    Raphaela Natany - 2M1

    ResponderExcluir
  3. É bem constrangedor a afirmação de Vladmir Putin , ao afirmar que "a soberania é mais importante que direitos humanos" . Vemos nessa frase , uma postura de superioridade e desvalorização dos direitos humanos, que como afirma o texto, é horizonte e o norte das decisões políticas nos Estados ditos democráticos . Nesse contexto , temos como exemplo o apoio dos Estados Unidos na guerra entre Israel e Palestina, o que leva à morte de vários inocentes no Oriente Médio, sendo que os norte-americanos não tem nenhuma relação de interesse com os mesmos .
    Victor Antonio Mota Attoni - 2M1
    Leonardo Da Vinci - Patos de Minas- MG

    ResponderExcluir
  4. Nenhum ataque com avião sem tripulaçao seria feito sem a permição do presidente Obama que o nome esta ligado a mideas e grandes bancos. Eles tem um poder enorme em cima dos presidentes, que não querem se submeter mas os Estados Unidos nao tem linha de relação nesse conflito. No entanto, nada justifica tal ato se dizendo seguir a linha dos direitos humanos o que nao esta sendo feito .
    Fernanda Queiroz Faria Melo - 2M2

    ResponderExcluir
  5. Até quando o mundo vai ficar nessa de ataques pará-la e ataques para cá ? Não podemos saber ,a cada vez que acontece uma história dessa tentantes entender o porque de estar acontecendo tal conflito ,o porque de um pais está defendendo uma nação e não querendo a paz entre elas ? A onde as verdadeiras pessoa do mundo estão não as que defendem um posição política ,econômica ou social mais as que pensam no bem total na Paz na igualdade no amor entre todos ... A cada dia vejo o quanto o homem esqueço do básico e só quer seu eu próprio !
    Gusthavo Henrique Borges Silva Marquez
    2m1

    ResponderExcluir
  6. Acredito que após a Doutrina Bush, o sentimento de que é dever dos Estados Unidos proteger o planeta inteiro não se alojou apenas nos norte-americanos, mas em nós também. Eu, como ser humano, costumava acreditar (e acho que, bem lá no fundinho, continuo acreditando, mas não com a mesma intensidade) que os direitos humanos eram mais importantes do que qualquer fronteira territorial e política. Entretanto, já tive a experiência de simular uma conferência da ONU sobre armas químicas na Síria e fui delegada de um país (a Argélia) que defendia completamente a não intromissão em políticas internas, um país que defendia e respeitava a soberania de cada país, e se formos pensar pelo lado político e "frio" da situação, essa é realmente o mais importante. Sim, é horrível a situação que acontece lá, mas não somos super-heróis, não acredito que temos o direito de nos intrometer nos conflitos internos, mesmo que doa ver tantas mortes e tanta crueldade acontecendo por motivos que nós julgamos bobos. Não sei se essa experiência corrompeu meus critérios críticos, mas por enquanto é no que eu acredito.

    Daphiny Lisboa 2m2

    ResponderExcluir
  7. A meu ver, o apedrejamento sobre Putin aconteceu pois ele explicitou o que estava acontecendo, e que ele mesmo estava fazendo, já os norte-americanos, não explicitaram isso, simplesmente fazem, pois no mundo que estamos hoje, o que vale é o que está na mesa, o que está por baixo dela, fica debaixo dela... E temos um exemplo claro disso citado no texto acima. O erro de Putin foi dizer isso em rede internacional, se continuasse se ocultando não haveria tal alvoroço.
    Fulgencio H. R. Bomtempo - 2M2
    Leonardo Da Vinci - Patos de Minas-MG

    ResponderExcluir
  8. A afirmação de Putin, " a soberania é mais importante que direitos humanos", é um grande absurdo, em minha opinião, mas é o que está acontecendo no mundo há muitos anos. O desejo de superioridade e de expansão territorial é e sempre foi mais importante que a garantia de vida da população . E essa vontade de ser melhor está presente na Guerra na faixa de Gaza, onde está matando centenas de pessoas inocentes, que só querem o fim desse conflito para terem paz. Outro problema também é os Estados Unidos, que tem muita influência com o conflito, mas nenhuma relação com ele.
    Karine Soares Da Mata Almeida - 2M2

    ResponderExcluir
  9. A posição de Putin, embora seja teoricamente incorreta, ela é realista e válida. Sua afirmação nada mais foi do que tornar explícito uma doutrina que já foi adotada por países imperialistas há muito tempo. O conceito de que soberania se sobrepõe aos direitos humanos já foi seguido, por exemplo, pela Alemanha durante a Segunda Guerra (Holocausto), pelos Estados Unidos no seu expansionismo, e agora é possível vê-la com as atrocidades que estão sendo cometidas na Faixa de Gaza.
    Gabriele Queiroz - 2m1

    ResponderExcluir
  10. Sou contra a opinião de Vladmir Putin,que defende a Soberania,e rebaixa os direitos humanos.A partir desse rebaixamento,surgem os conflitos e disputas entre países,porque a vontade de ser melhor está presente na Guerra na faixa de Gaza, onde está matando centenas de pessoas...Os Direitos Humanos são fundamentais previstos carta magna em vigor. Estes que devem ser iguais a todos perante todos na constituição, enquanto esse são os positivados em tratados, definidos como acordos firmados entre países para proteger pessoas..Autoridades Nortes Americanos, possui um enorme poder centralizado nas mãos deles,tendo um deles os ataques com aviões.Se a lei do Art. 5º fosse realmente seguida,não teriam grandes conflitos entre demais países .

    ResponderExcluir
  11. O que de Putin afirma: " a soberania é mais importante que direitos humanos", na minha opinião é um grande absurdo que infelizmente pode ser notado no que esta acontecendo na Faixa de Gaza. Colocar os direitos humanos em segundo plano é começar essas tais disputas, brigas e conflitos. Não entendo porque querem defender um país atacando outro. Será que desse jeito vão conseguir realmente o que querem? Acho que não. Isso porque muitas pessoas que não tem nada a ver com os interesses de tais e são as mais prejudicadas! Na minha opinião o que deveria ser defendido primeiramente é a vida. Pois sem ela não tem como defender nenhum interesse.
    Ludmila Silva- 2M2

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião a frase de Vladmir Putin "soberania é mais importante que direitos humanos" é equivocada, porém é uma realidade e vem sendo justificativa para atrocidades há muitos anos. O que está acontecendo na faixa de Gaza é desumano e tudo pela soberania. Os imperialistas apenas se preocupam com os próprios interesses sem se importarem com os direitos humanos. Foram muitas vidas de inocentes perdidas por motivos egoístas. E infelizmente esse modo de pensar nunca mudará, pois sempre haverá esse jogo de poder.
    Ana Paula Fagundes_2M1

    ResponderExcluir
  13. Creio, que esse acontecimento não esteja somente ligado á faixa de Gaza, mais também ao nosso país e até mesmo em nossa cidade, já que esse é um grande mal para a humanidade, são eles: a intolerância e o poder. Pois, é o que Vladmir Putin e os rebeldes ucranianos pró-Rússia estão fazendo se sobrepondo aos direitos humanos, visto que, essas "autoridades" se opõe á teoria filosófica atual, e também não estão respeitando vidas de pessoas que talvez nem tenham o conhecimento do motivo para essas ocorrências. Desse modo, a "hiper-soberânia" pertencente á essas décadas do século 21, onde a superioridade e poder, são extremamente prioritários que a própria espécie humana e seus direitos .
    Sobre á pergunta em questão, acredito que a resposta é sim, os democratas nortes-americanos vão sim apoiar o massacre dos palestinos em Gaza, já que o mesmo trará status e importância maior aos Estados Unidos, logo eleva-se o princípio do texto, a soberania, que é a preocupação de muitos presidentes e que assim é para Obama também !
    Lana Luíza Ferreira - 2M1

    ResponderExcluir
  14. o comentário feito por Vladmir Putin diz a nossa realidade cotidiana. infelizmente nesse mundo, o poder de terras é mais importante que os direitos básicos de todos os seres humanos. Vivemos com isso sem percebermos, então quando ouvimos algo parecido com a frase de Vladmir achamos q uma barbaridade mas é apenas mais um problema social mundial do qual não podemos fugir.
    Suéllen Rodrigues Vaz - 2M1

    ResponderExcluir
  15. "A soberania é mais importante que os direitos humanos", sou contra essa fala de putin, onde ele impõe que o poder é mais valioso do que a vida do ser humano, um exemplo dessa imposição é a guerra na faixa de gaza, onde palestinos e judeus disputam territórios, dois grupos inimigos e que tem ideologias religiosas diferentes, e que estão causando mortes e dores em varias famílias, que só tentam viver em paz! "O Direito Internacional dos Direitos Humanos, pode-se dizer, é o direito do pós- guerra. É dizer, aquele direito gerado com o propósito de romper de vez com a lógica nazista da destruição e da barbárie, que condicionava a titularidade de direitos a de- terminada raça (a raça pura ariana)." E quanto aos EUA eu não intendo o motivo por que ele esta entrando nisso, pois não tem relação nenhuma

    ResponderExcluir
  16. Penso que essa afirmação é apenas um verbalização do que fazem os presidentes americanos citados no texto acima, com suas políticas imperialistas para todo o mundo. O Estado democrático se fundamenta na isonomia, nos direitos humanos e depois destes, vem a soberania.
    Ádria S. Guimarães- 2M2

    ResponderExcluir
  17. Na minha opinião, a afirmação de Vladmir Putin, apesar de romper com os conceitos da Filosofia Política atual, corresponde ao que acontece de fato no cenário político, tendo em vista que, para conquistar a soberania, não há princípios que impeçam. Dessa forma, os países influentes, como os Estados Unidos, levam em consideração os direitos humanos teoricamente, pois visam apenas a sua ascensão.

    Isabella Alves Rocha - 2M1

    ResponderExcluir
  18. O contrato veio para igualar a sociedade, acordo que fosse bom para os dois lados; mas como igualar se a soberania é mais importante que os direitos humanos? tudo compram, a pressão, acabam na mesma uns mandam e os outros obedecem, e tudo só fica no papel Marielly Marcolino de Oliveira- 2M1

    ResponderExcluir
  19. Quando Putin fala que "a soberania é mais importante que os direitos humanos", nós, como meros mortais, temos todo o direito de discordar. É necessário, no entanto, buscar-mos mais profundidade no assunto antes de sair apontando vilões e mocinhos. As críticas caíram sobre o presidente Putin, porque ele assumiu sua posição, diferentemente do Governo Norte Americano, que age da mesma forma (quiçá de forma pior) mas faz isso "por debaixo dos panos"; sempre mantendo a mídia internacional ao seu lado, alienando o mundo contra seu inimigo.

    Ana Luiza Avelar - 2M2
    Leonardo Da Vinci - Patos de Minas - MG

    ResponderExcluir
  20. Soberania é o direito exclusivo de uma autoridade suprema sobre um grupo de pessoas , geralmente conhecido como nação . Já direitos humanos são os direitos que todos os seres humanos podem exercer em sua vida .Vladmir Putin faz um debate sobre o que seria mais importante no meio que em que estamos vivendo : a soberania ou os direitos humanos .. O massacre é realizado em um momento de nenhum político dos EUA , uma vez que o presidente mais impopular da história do país espera para ser substituído por um democrata que pretende manter , como fica claro nas suas declarações , a política do imperialismo . Na minha opiniao , isso é um absurdo , a soberania ser mais importante que qualquer direito humano . Penso que as pessoas deveriam revindicar mais seus direitos para que depois no futuro nao der nada de errado . Mais eu acho , que os democratas norte-americanos continuarão apoiando o massacre dos palestinos em Gaza sim , ate um certo tempo que as guerras diminuirem cada vez mais e o presidente Obama reagir .
    Eduarda Mendonca de Brito - 2M1

    ResponderExcluir